domingo, 6 de julho de 2008

Tarefa 9 de TEcnologias Contemporâneas na Escola

Encontrei um texto, que vaou apresentar sinteticamente agora, que acredito que tem tudo a ver com o que estudamos durantes todas as unidades de Tecnologias Contemporâneas na Escola:

MUDAR A FORMA DE ENSINAR COM A INTERNET
Transformar a aula em pesquisa e comunicação
José Manuel Moran

Educar é estar mais atento às possibilidades do que aos limites. Estimular o desejo de aprender, de ampliar as formas de perceber, de sentir, de compreender, de comunicar-se. Apoiar o estado de prontidão para aprender dentro e fora da escola, em todos os espaços do nosso cotidiano, em todas as dimensões da vida. Estar atentos a tudo, relacionando tudo, integrando tudo. Conectar sempre o ensino com a pessoa do aluno, com a vida do aluno, com a sua experiência.

Educar é procurar chegar ao aluno por todos os caminhos possíveis: pela experiência, pela imagem, pelo som, pela representação (dramatizações, simulações), pela multimídia. É partir de onde o aluno está, ajudando-o a ir do concreto ao abstrato, do imediato para o contexto, do vivencial para o intelectual, integrando o sensorial, o emocional e o racional. O emocional é um componente fundamental da compreensão e do ensino.

Referências:
http://br.geocities.com/coordenadorapedagogica/modulo3.html
http://www.interface.org.br/revista3/debates3.pdf


Comentando o texto:
É o que diz Vygotsky, o professor deve partir daquilo que o aluno já sabe (zona de desenvolvimento proximal), a fim de alcançar um resultado satisfatório. Educar é transpor limites e não se prender a eles. É usar de todos os meios possíveis para a formação do aluno em todos os aspectos. Educá-lo para a cidadania, para a sociedade, psicologicamente, cognitivamente, emocionalmente... Educar é abrir mão de ideologias e paradigmas impostos e vislumbrar um novo horizonte no qual o aluno já faz parte.

Como educadores sabemos quão importante é a educação, e visto que ela acontece de diversas formas é sábio de nossa parte mudar nosso estilo de ensinar, ampliar possibilidades, quebrar barreiras, estimular os alunos, é ai que entra a Educação e a Tecnologia. Para que o ato de educar de fato se concretize, é necessário como citado no texto, se achegar aos alunos por todos os caminhos possíveis, e se esse caminho tiver que ser a tecnologia que seja, desde que seja de forma orientada, direcionada. Devemos ter em mente que educar é, sobretudo, um ato de amor, por isso repensemos nossa prática pedagógica e mudemos nosso modo de ensinar, abrindo espaço para novas formas de educar, o que, claro, inclui a tecnologia.

Nenhum comentário: