terça-feira, 10 de novembro de 2009

Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri


O Grupo Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri existe desde 2007 e mescla teatro, responsabilidade ambiental, história, pesquisa cultural, ideiais de Chico Mendes, contação de histórias e muita animação.
Resultado de uma pesquisa com pessoas idosas que levam consigo, ao morrer, uma parte da história da Amazônia (e, evidentemente, de Xapuri), o Grupo realiza o que chamam de 'empate cultural'.
São baseados nos ideais de Chico Mendes e seu empate que defendia uma vida melhor para os povos da floresta, a fauna, a flora, não deixando que acabassem com o cenário que se conhece para transformar em pasto.
O Grupo atua diretamente com comunidades rurais, escolas das redes municipal e estadual de Xapuri, creche, Museu do Xapury, Museu Casa Branca, grupos de teatro do município além de realizarem oficinas direcionadas a pessoas de todas as faixas etárias - o objetivo das oficinas é transformar as pessoas em multiplicadoras da arte teatral e contação de histórias e resgatadoras dos contos que povoam o imaginário amazônico.
O projeto Contos & Recontos de Xapuri foi aprovado pela Lei estadual de Incentivo à Cultura e permite que o Grupo Fuxico continue com importante trabalho.
O Grupo é composto por 6 pessoas:
*Jociclei Almeida;
*Clenes Alves;
*Clemilsa Alves;
*Michelle Telles;
*Alder Járede;
*Manoel Júnior.
Já apresentaram em diversos lugares de Xapuri - incluindo comunidades rurais que participaram da pesquisa - Plácido de Castro, Brasiléia, Epitaciolândia, Cobija e Porto Evo Moralez (ambas na Bolívia) e já foram vistos por mais de 6 mil pessoas.

Um comentário:

Ed Santana disse...

quero entrar nesse grupo!!!