segunda-feira, 26 de maio de 2008

PAPEL DO PROFESSOR

Qual é o papel de um Professor numa sala de aula?

Por mais de duas semanas esse filme, "O Clube do Imperador" (The Emperor's Club), permaneceu no topo dos mais visitados no extinto blog de um amigo diariamente. O que me deixa feliz até pela história do filme.

Que não fica restrito a ética dentro da Sala de Aula, como a cola, por exemplo. Vai além. Em valores ultrapassando essas paredes. Mostrando aos jovens alunos quais os verdadeiros valores que levarão em suas trajetórias ao longo da vida. Há uma frase que pontua as Lições dadas por esse Professor:

“O caráter de um homem é o seu destino."

Outro dia, esse - trabalho clube do imperador - me levou a reflexões... Uma delas, o de estarem usando esse filme em Sala de Aula. Meio óbvio até por conta disso. Mas como também citei no início, eu realmente fico feliz. Até gostaria que mais e mais adolescentes tivessem acesso a esse filme, e na presença de um Professor. Para que no final, houvesse um debate.

Um outro fator, também seria por conta do Pleito desse Ano. Onde os Cargos Políticos estão mais próximos dos Eleitores. Àqueles que moram em grandes cidades não têm a visão dos que moram nas pequenas. E acreditem! É triste, é lamentável o quadro visto em Dia de Eleições para Prefeitos e Vereadores. O de jovens "vestindo" a camisa de candidatos por dinheiro.

Sendo assim, urge que Professores agreguem no currículo das matérias, os valores éticos para os seus alunos.Ah! Àqueles que ainda não assistiram o filme, deixo a sugestão:http://lella.wordpress.com/2008/03/28/o-clube-do-imperador-the-emperors-club/

Um comentário:

Waldirleia Maciel disse...

Eu não preciso nem te dizer o quanto sei que você é competente, humano e acima de tudo amigo. Sei o bom professor que você vai ser (e que na verdade já é).
Obrigada pelo prazer de ser sua amiga, meu amor.