quarta-feira, 14 de maio de 2008

Tecnologia e educação – desafios pra o professor do terceiro milênio

Os últimos anos de pesquisa na sala de aula revelam que não dá mais para o professor continuar com a velha metodologia de blá-blá-blá, livro didático e quadro de giz. Os alunos desta era da educação ficam extremamente inquietos diante de tal metodologia.É diante destas caracteristicas que o professor do século XXI precisa orientar seus alunos baseado na teoria que orienta que ler não é apenas decodificar sinais gráficos, mas fazer inferências e, sobretudo, construir sua própria identidade enquanto leitor.

As novas tecnologias funcionam como um meio para atuar de forma interativa onde professores e alunos construam a aprendizagem, e que os alunos possam contextualizar o ensino da sala de aula com suas vivências do cotidiano. Para isto é preciso desenvolver uma prática em que os educandos e educadores possam interagir pelos meios tecnológicos, não tendo a tecnologia como um fim em si mesmo, mas como um meio de se chegar ao conhecimento exigido.

Um comentário:

Elza Gabriela disse...

É preciso estar conectado às necessidades de nosso meio e de nossa sociedade.
Parabéns pelo blog, Clenes!