domingo, 6 de setembro de 2009

Assitindo Caras & Bocas

Uma das poucas novelas que ainda assisto se chama Caras & Bocas, a dita novela das 7 da Rede Globo, que é basicamente um conto de fadas moderno, destinada a todos os públicos, de todas as idades.
Dafne e Gabriel, os personagens principais, passam anos longe um do outro e acabam se reencontrando, fazendo as pazes e retomando seu amor – Gabriel é pobre e Dafne é acostumada com riqueza, mas vai até fazer pastel em um bar por amor.
Os temas de Caras & Bocas são: tráfico de animais – tem um macaco no elenco -, preconceito – racial, com deficientes visuais, homofobia -, câncer de mama, a cultura dos judeus e o mercado contemporâneo de artes plásticas no Brasil.
Muitos dos temas que são abordados por Walcyr Carrasco em sua novela são carreados de valores sociais, culturais, éticos e que estimulam as pessoas a pensar sobre tais focos – mesmo que de forma superficial, como em toda novela.
O fato que ainda está sendo delineado é a forma como é colocado o homossexual na novela – alguém que pode ser hétero, como se tudo dependesse de uma escolha (fato que o autor vai ter trabalho em moldar para não ser taxado de preconceituoso). Além do personagem ser estereotipado, mas cativante. Assim como o ator negro e injustiçado que reflete o real tratamento do negro nos dias de hoje.
Todos os personagens se vestem de acordo com sua posição social e econômica, mas esbanjam nas produções.
As propagandas que passam no intervalo são os mais direcionados ao público feminino: produtos de beleza, por exemplo; e para o público masculino: automóveis, destinados ao público que assiste à novela.
A novela pode influenciar o comportamento das pessoas na maneira de vestir e falar – alguns dizeres como “É a treva”, “misericórdia!”, “To rosa chiclete”, já podem ser notados nas ruas.
De todo modo, é uma novela light, sem grandes impactos negativos que faz bem ao cenário televisivo brasileiro.
Se pudesse reescrevê-la tiraria apenas aquelas cenas horríveis em que há um amontoado de gente brigando, gritando, em tomadas de cerca de 15 pessoas do elenco, que somente tumultuam os capítulos.

Foto: Montagem de Clenes Alves com as de divulgação da Rede Globo

Nenhum comentário: