domingo, 6 de setembro de 2009

O Show de Truman


O filme O Show de Truman traz como enredo a história de Truman Burbank, que vende seguros, tendo sua vida inteira vigiada por milhares de câmeras, 24 horas por dia, desde o seu nascimento.

Os telespectadores que o assistem se emocionam, riem e choram com a vida pacata e ao mesmo tempo manipulada de Truman, que vive em um reality show transmitido ao mundo todo.

No filme há dois grandes focos: a vida manipulada de Truman e os telespectadores que assistem e torcem por ele.

O filme conta com diversos personagens que foram plantados na vida de Truman: sua esposa, sua mãe a até seu pai que havia “morrido” reaparece novamente ao final, para melhorar ainda mais a audiência.

Todos são atores que tentam de todo modo convencer Truman de que sua vida é real.

Mas aparece Sylvia para dar um basta na situação – ou pelo menos dar início ao plantio de uma dúvida na cabeça do personagem principal, que começa a perceber que está sendo manipulado.

Uma pena apenas o filme acabar no momento em que ele sai do mundinho fechado – fica na cabeça do telespectador – dessa vez nós – a infinidade de novidades e “verdades” que ele vai enfrentar.

A mídia aparece no filme como peça fundamental de manipulação de massa por uma minoria dominante – mas que somente domina porque tem gente que assiste, dá audiência. E para conseguir a tal audiência vale tudo, até mesmo adotar uma criança para explorar a sua vida.

Esse fato está ficando cada vez mais presente na vida das pessoas, que passaram a assistir diversos programas ditos de ‘realidade’, dando início a uma série de criações – deixando no ar a idéia de que não estamos longe de um reality show monstruoso a esse ponto.

A minha impressão sobre a história é o temor de que a vida imite a arte e que o filme seja uma previsão dos monstruosos programas que teremos no futuro, tudo em busca de mais audiência, mais manipulação e, consequentemente, mais lucros nas mão de poucos representantes de tal sistema capitalista.


Foto: Divulgação

Nenhum comentário: