quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dia Mundial dos Museus



Quando trabalhei no Museu do Xapury – desde o seu surgimento, em agosto de 2005, até acabar o estágio, em dezembro de 2009 – aprendi a ver nos museus muito mais do que as pessoas costumeiramente pensam: mofo e velharias.

Muito mais do que imaginar um ambiente antiquado e sem vida passei a enxergar nesse espaço um lugar de história, cultura, uma verdadeira máquina do tempo que me possibilitava perceber o passado na sua mais tênue linha de beleza e contribuição para a contemporaneidade.

Através dos museus temos a garantia de poder ter momentos nostálgicos e, o que é melhor, reviver momentos que não chegamos a conhecer ou partilhar com os grandes nomes heróicos e objetos recém-inventados, revolucionários para a época.

É por meio dos museus que registramos na história a nossa imortalidade e disponibilizamos aos novos e futuros passageiros desse mundo rico em diversidade e cultura a herança de muitos povos.

O que é disponibilizado nos museus é representação de riquezas naturais e tesouros de posse mundial.

Como os museus tem como objetivo fundamental a primazia cultural as pessoas que trabalham nesses espaços buscam sempre a qualidade, eficiência e enriquecimento de bagagem histórico-cultural que possa ser ofertada a seus visitantes – não se esquecendo que o seu principal intuito é servir ao público, seu alvo constante e primordial.

Quando trabalhei no Museu do Xapury enriqueci muito culturalmente e sempre me considerei um privilegiado em garantir que pessoas – independente de cor, raça, sexo, credo, posição social – tivessem acesso à história de vida de um povo guerreiro da Princesinha do Acre.

Fazer parte desse mundo de registro, disponibilização e atendimento ao público é de engrandecimento imensurável – seja cultural, profissional, acadêmico, entre muitas outras contribuições para a vida.

Sendo assim, só me resta desejar a todos os profissionais da área museológica um feliz Dia! E tenham orgulho de fazer parte da história!


18 de maio – dia do museólogo e dia internacional de Museus.


Imagem: 'Quadro Revolução Acreana' - de Clementino Almeida, um pouco da história acreana.



2 comentários:

Ritinha Sese disse...

Meu lindo,

textos maravilhosos, continue escrevendo sempre, adoro lê-lo.
Sobre os museus minha opinião é idêntica a sua, temos de preservar para garantir o resguardo de nossa história.
Bjos ao Acre.

Cleilson ALves Da Silva disse...

Como sempre, escrevendo muito!