sexta-feira, 21 de maio de 2010

Infrações leves e médias podem ser transformadas em advertência por escrito

Como agora faço parte do quadro do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Acre, isto é, o “pessoal do trânsito”, como dizem alguns amigos, achei interessante uma notícia divulgada no site do órgão e resolvi disponibilizar aqui:

Curso de reciclagem oferecida pelo Detran pode isentar o condutor do pagamento da multa

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 21, a Portaria 491/10 que regulamenta a conversão das infrações de natureza leve ou média em advertência por escrito.

Para anular o valor pecuniário da multa, o infrator deverá frequentar curso de Direção Defensiva e Cidadania, com carga horária de 4 horas/aula, promovido e coordenado pelo Detran.

A reciclagem isenta o condutor do pagamento da multa. O período para requerer o benefício será contado, após o recebimento da notificação da autuação até o limite do prazo estabelecido para apresentação da defesa prévia que consta no auto de infração.

A advertência por escrito poderá ser aplicada nos casos em que o condutor não cometer a mesma infração duas vezes; não tiver registro de infrações de natureza grave ou gravíssima ou cuja somatória dos pontos seja superior a 10 pontos; além de não ter recebido o benefício nos últimos 12 meses.

O condutor pode ter acesso à pontuação existente na carteira, através do site do Detran, www.detran.ac.gov.br, na opção Consulta Veículo, basta digitar o nome completo e o número do CPF.

Quem tiver interesse em participar da palestra, deve preencher o formulário de inscrição disponível no site do Detran e dirigir-se ao órgão no setor de Gerência de Multas, para realização da matrícula e acompanhamento dos demais atos referentes a transformação da penalidade.

"A intenção da autarquia é dar condições de conversão dessas autuações, fazendo com que o condutor infrator passe por uma reciclagem sobre as normas gerais de circulação e conduta, visando a construção de um trânsito mais cidadão", destacou o diretor-geral do Detran, Reginaldo Prates.
O texto é de RAfaella Roque, assessora de imprensa do Detran/AC (disponível no site);
Imagem: Reprodução de panfletos do Detran AC.

2 comentários:

Professora Ada disse...

É o departamento de transito do Acre dando exemplo a todos do Brasil. Parabéns!

Cleilson ALves Da Silva disse...

Eita, funcionário do Detran em ação... rs