O Parque Municipal Milton Prates (Montes Claros/MG) se tornou um local encantador nos últimos dias com a realização do projeto "História no Parque", que inclui contação de histórias e uma apresentação teatral especial pelo Grupo de Literatura "Montes Claros na Trilha da Leitura." Eles estão encenando a peça "João, Maria e as Caixas Mágicas" de segunda a sexta-feira, com duas sessões diárias, pela duração de todo o mês de outubro.
Este projeto é parte do tema "Literatura e Ambiente: a arte de recriar prosa e verso," que está sendo desenvolvido pelo Trilha da Leitura neste semestre, como parte das atividades do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros.
Outra atração, o público também tem a oportunidade de desfrutar do espetáculo "Contos e Recontos da Amazônia," apresentado pelo Grupo de Teatro e contação de Histórias do mesmo nome, composto por Cley Almeida, Michele Teles, Ed Santana, Danny Araújo e Quenede Amorim (diretor do Grupo). Este grupo, originário de Parintins/AM, está trazendo a sua arte para Montes Claros como parte deste projeto especial, sendo convidados a apresentar.
A coordenadora do Trilha da Leitura, professora Ellen Santa Rosa, enfatiza que o "História no Parque" é uma das atividades planejadas para estimular a leitura literária em toda a cidade. O evento ocorre durante duas semanas, de 16 a 27 de outubro, como parte da celebração do Mês da Criança. Durante este período, as escolas buscam proporcionar experiências únicas para os estudantes, ao mesmo tempo em que se concentram no tema do semestre, em um ambiente que combina diversão e aprendizado de maneira lúdica, contando ainda com participações especiais de grupos e coletivos culturais de 3 estados - Acre, Amazonas e Minas Gerais.
Duas vezes ao dia, centenas de crianças das escolas municipais assistem atentamente à adaptação do clássico conto "João e Maria." A proposta do projeto é recriar a narrativa, incorporando o tema "João, Maria e as caixas mágicas." Isso visa ensinar às crianças que as caixas que seriam descartadas e poluiriam o meio ambiente podem ser reutilizadas e transformadas em brinquedos, impulsionadas pela magia criativa que habita cada criança. Isso não só melhora o ambiente externo, mas também nutre o mundo interior de cada um.
A coordenadora enfatiza que o projeto convida as escolas, professores, alunos e pais a explorarem, através do teatro, a habilidade de transformar o lixo, alinhando-se com o tema da Educação Infantil, que é "Reciclagem aos Montes: eu cuido, e você?" Sempre com o foco na preservação e proteção do meio ambiente.
O Parque Municipal Milton Prates foi escolhido como local sede do projeto devido às suas muitas atrações para as crianças. Além de ser um lugar agradável, é perfeito para atividades em dias quentes. Após reformas recentes, o parque agora está ainda mais bonito, seguro, organizado e pronto para receber as crianças.
Até o dia 27 de outubro, cerca de 500 alunos do sistema municipal, divididos em grupos de acordo com o turno escolar, desfrutam das aventuras de João e Maria no parque. Eles brincam, lancham e retornam às suas escolas, via ônibus do Transporte Escolar, com monitores e professores garantindo segurança e conforto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário