sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Quintais Literários: um dia de magia para as crianças de Xapuri

No Dia das Crianças deste ano, o grupo "Quintais Literários" proporcionou uma experiência única e inesquecível para as crianças de Xapuri. Em um cenário encantado, no quintal de Natany Vitória e Clenes e seus artistas, a alegria da leitura e das histórias tomou conta.

Com música, contação de histórias e muito mais, as crianças se divertiram e aprenderam de uma maneira especial. O projeto "Quintais Literários" tem como objetivo promover o acesso à leitura, incentivando a imaginação, o aprendizado e a consciência ambiental.

Neste Dia das Crianças, as atividades incluíram a leitura coletiva de contos, apresentações teatrais, músicas e a distribuição de livros, gibis e revistas. As crianças tiveram a oportunidade de se envolver em um mundo de histórias e personagens, bem como aprender sobre o ambiente que as cerca.

Os artistas e contadores de histórias do projeto interagiram de maneira lúdica e envolvente, envolvendo as crianças de forma ativa. Além disso, a iniciativa "Quintais Literários" destaca a rica cultura local, compartilhando histórias dos povos originários, seringueiros, castanheiros, ribeirinhos e soldados da borracha, contribuindo para a construção da identidade amazônica e acreana.


A alegria das crianças

Os olhos das crianças brilhavam de alegria ao ouvir as histórias, cantar as músicas e participar das atividades. Elas se divertiam e aprendiam ao mesmo tempo, em um ambiente seguro e acolhedor.

"Eu amei a história do caboclo que salvou a floresta", disse a pequena Maria, de 8 anos. "Eu nunca tinha ouvido falar sobre a cultura dos seringueiros, mas agora eu sei que eles são muito importantes para a nossa Amazônia", completou.


O legado de Chico Mendes

O grupo"Quintais Literários" (cuja a apresentação leva o mesmo nome do coletivo) é uma homenagem ao lendário ambientalista Chico Mendes, que lutou pela preservação da Amazônia. O projeto promove a conscientização ambiental entre as crianças, incentivando-as a cuidar do meio ambiente.

"Chico Mendes sempre dizia que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo", disse Natany Vitória Alves, atriz e atual diretora do projeto. "Acreditamos que a leitura é uma forma de educar as crianças para que elas possam construir um futuro melhor, destacando a nossa história, os contos dos povos da floresta e a cultura oral dos nossos parentes que moram no interior da mata e que muito contribuíram para a construção da nossa identidade", completou.


Um futuro mais brilhante

A grande apresentação no "Quintais Literários" neste Dia das Crianças demonstrou a importância da promoção da leitura e da cultura em nossa comunidade. Uma iniciativa que continua a cativar e inspirar jovens leitores, abrindo caminhos para um futuro mais brilhante e consciente.

Também destacou a importância de conhecer nossas raízes e tudo fica mais interessante quando transformamos toda a nossa cultura no fazer artístico e valorização da nossa gente através dos artistas do Grupo Quintais Literários.


Se você perdeu, não se preocupe, todo final de semana tem ações no Quintais Literários, na Rua Petrônio Rodrigues, 574, Bairro Pantanal, em Xapuri. E se também quiser levar para o seu quintal, é só conversar com os artistas.


*Foto: Acervo Quintais Literários.

Nenhum comentário: