domingo, 31 de outubro de 2010
Um toque de Mágica
Stop Motion
Disciplina de Laboratório de Arte e Tecnologia
Curso de Teatro
UAB/UnB
Equipe:
Clenes Alves
Clemilsa Alves
Elielson Rufino
Gyno Santos
Jociclei Almeida
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Dia Internacional da Animação: Está quase chegando!
É no Museu do Xapury, com programação paralela a partir das 15:30h.
Não percam!
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Arte Na Ruína / Jovens de Xapuri – Arte en la Ruina / Jovenes de el Xapuri
Foram 1.974 inscrições, de 750 de cidades brasileiras, sendo selecionados apenas 120 para semifinal, sendo o Arte na Ruína o único representante na categoria Grupo Informal do Estado do Acre. A próxima fase vão ficar 40 finalistas.
O Arte na Ruína é composto por 32 jovens, na faixa etária de 17 a 29 anos, unindo diversas manifestações artísticas, como teatro, dança, circo, música e artes plásticas.
O grupo se apresenta em uma delegacia velha e abandonada há menos de 100 m da casa de Chico Mendes e tem como teto as estrelas do céu. E emociona com a história de luta e repressão contada nas paredes do lugar.
O cenário é protegido pela fortaleza de Chico Mendes que sabiamente deixara seus portões abertos para juventude ir à busca da marcha de um mundo diferente.
O projeto também foi selecionado pelo Microprojetos de ação na Amazônia legal, sendo mais uma vitória para os guerreiros do Arte na Ruína.
De onde saímos e onde estamos foi uma grande vitória. E queremos muito mais pela cultura do Acre e da cidade de Xapuri (Terra de Chico Mendes).
Esperamos e estamos confiantes que nós iremos ser escolhidos para a grande final.
Por Cleilson Alves
Jovem Preservador
___________________________________________________________________________________________
Arte en la ruina dio otro gran paso en su historia: Con el nuevo coordinador, Cleilson Alves, le sucedió en el Proyecto de Arte en la ruina – Young Xapuri, pase a la semifinal del Premio Cultura Viva – 3 ª edición.
Fueron 1974 entradas en 750 ciudades brasileñas, sólo 120 fueron seleccionados para la semifinal, y el arte en la ruina es el único representante en la categoría de Grupo informal. La siguiente etapa será de 40 finalistas.
El arte en ruinas está integrado por 32 jóvenes de entre 17-29 años, uniendo las diferentes expresiones artísticas como teatro, danza, circo, música y artes visuales.
El grupo se presenta en una comisaría de policía de viejo y abandonado a menos de 100 metros de la casa de Chico Mendes y su techo, las estrellas del cielo. Y tocado por la historia contada de la lucha y la represión en las paredes del lugar.
El paisaje está protegido por la fortaleza de Chico Mendes, quien sabiamente dejó las puertas abiertas para que los jóvenes van a la búsqueda de la marcha de un mundo diferente.
El proyecto también fue seleccionado por la acción de micro-proyectos en la Amazonía, con una victoria más para los guerreros de Arte en la ruina.
De dónde partimos y llegamos ha, fue una gran victoria. Y queremos más para la cultura de Acre y la ciudad de Xapuri (tierra de Chico Mendes).
Esperamos y estamos seguros de que vamos a ser elegido para la gran final.
Por Cleilson Alves
Jovene Preservador
Publicado originalmente aqui.
sábado, 10 de julho de 2010
Jovem xapuriense é selecionado para representar o Acre no Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial
Com o objetivo principal de oportunizar aos jovens um processo de desenvolvimento das habilidades e capacidades que lhes permitam identificar e desempenhar suas responsabilidades individuais e coletivas na preservação e valorização do patrimônio cultural em âmbito local, nacional e mundial, o Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial abriu edital de seleção para jovens que tivessem projetos voltados para a área de patrimônio mundial – fechando no dia 05 de Julho.
A intenção era selecionar 45 jovens – pelo menos um representante por Estado, com vagas remanescentes destinadas a jovens de outras nacionalidades – que participarão do Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial, iniciando no dia 16 de julho e concluindo no dia 26.
No fórum, Cleilson participará de workshops, debates abertos, apresentações culturais, tour cívico-cultural, além de apresentar o projeto pessoalmente para fins de custeio das ações propostas do xapuriense.
Sobre o Fórum
O Brasil é país sede da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial e diante dessa significativa oportunidade que traz à tona temas relevantes para a formação cultural, investe em uma tradicional iniciativa que mobiliza os jovens para um momento de intercâmbio sobre o patrimônio mundial.
As atividades do Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial no Brasil foram idealizadas com a finalidade de criar um importante espaço de ação e reflexão acerca dos temas relacionados ao Patrimônio Cultural e Natural, instigando uma postura ativa, engajada e para fomentar a construção conjunta de alternativas e contribuições para as políticas voltadas para a salvaguarda do Patrimônio Cultural. Da mesma forma como já ocorre em outras regiões que criaram fóruns de juventude vinculados ao Patrimônio Mundial, o Brasil intenciona fomentar uma Rede internacional de discussões permanente e de amplo alcance, onde os participantes continuem, nas suas comunidades de origem, o processo de articulação, consolidando tal proposta em uma rede regional de Educação Patrimonial e de promoção do Patrimônio Cultural.
Projeto “Seringais Culturais”
O projeto tem o objetivo principal de Coletar dados - entrevistas, fotos, depoimentos, cartas antigas - de pessoas que vivem ou viveram nos seringais amazônicos, disponibilizando suas histórias por meio de contação de histórias, oficinas e blog, ressaltando o patrimônio imaterial de nosso povo.
Ao longo da programação estaremos postando mais informações nesse espaço.
Para saber mais acesse: http://www.patrimoniojovem.com.br
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Evasão Escolar e Trabalho Infantil
Estudar é preciso e é um dos direitos da criança e do adolescente, garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Quem estuda garante melhores condições de vida para si e para sua família, modifica comportamentos e realidades, além de ampliar seu conhecimento de mundo.
Mas, se sabe, as condições financeiras das famílias brasileiras nem sempre favorecem e muitas crianças são obrigadas a abandonar a escola ainda cedo para garantir comida na mesa.
A vida se torna mais dura quando os dias são enfrentados de sol a sol, trazendo a dura realidade do trabalho braçal a pessoas que nem iniciaram direito o seu processo de construção da cidadania.
Os trabalhos são os mais diversos mas, principalmente na cidades do interior do norte e nordeste brasileiros, o que predomina é o trabalho no campo, nas roças, no cuidado com os animais das fazendas, onde o dia de labuta começa bem cedo e termina muito tarde. Sem contar que a maioria dos trabalhos compromete à saúde física e mental dos pequenos.
Essa dura realidade é retratada no curta-metragem ‘Vida Maria’, de Márcio Ramos, que conta a vida de Maria José, uma nordestina que é obrigada a abandonar a escola e juntamente com ela todos os seus sonhos para trabalhar. Como é de se esperar, casa, tem filhos e toda a história começa a se repetir enquanto Maria sofre e procura por mudanças que não chegam.
Concomitante a essa questão o processo lúdico – onde as típicas brincadeiras de meninos e meninas, importantes para seu desenvolvimento psicológico, afetivo e social – se desfaz na necessidade de um amadurecimento precoce.
Assim, apesar dos problemas sociais e econômicos enfrentados, responsáveis por boa parcela da evasão escolar, que são responsabilidade de todos: família, Estado, escola, sociedade, muitas são as políticas sociais que procuram garantir a educação como alicerce de vida desses cidadãos em formação, buscando mudar as histórias dessas conhecidas e múltiplas ‘Vidas Marias’ nesse Brasil afora.
Depende de todos nós cobrar para que dias melhores nasçam para todos –e garantir a educação é o primeiro passo para realizarmos as nossas pequenas grandes revoluções brasileiras.
Ilustração: Curta-metragem 'Vida Maria', de Márcio Ramos - Divulgação.
domingo, 23 de maio de 2010
Wagner San - Eterno Amigo
No teu aniversário vou homenageá-lo aqui com simples palavras, mas são de coração:
Nos meus sonhos surreais encontrei o artista plástico que não se cansou de encher de cores e luz a minha vida.
Parabéns, meu amigo!
(Lembrando que aqui no Acre ainda é teu niver, já que ainda não é meia-noite... bendito horário oficial de Brasília!)
sábado, 22 de maio de 2010
Me adora
Composição: Pitty / Derrick Green / Andreas Kisser
Tantas decepções eu já vivi
Aquela foi de longe a mais cruel
Um silêncio profundo e declarei:
“Só não desonre o meu nome”
Você que nem me ouve até o fim
Injustamente julga por prazer
Cuidado quando for falar de mim
E não desonre o meu nome
Será que eu já posso enlouquecer?
Ou devo apenas sorrir?
Não sei mais o que eu tenho que fazer
Pra você admitir
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Perceba que não tem como saber
São só os seus palpites na sua mão
Sou mais do que o seu olho pode ver
Então não desonre o meu nome
Não importa se eu não sou o que você quer
Não é minha culpa a sua projeção
Aceito a apatia, se vier
Mas não desonre o meu nome
Será que eu já posso enlouquecer?
Ou devo apenas sorrir?
Não sei mais o que eu tenho que fazer
Pra você admitir
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Infrações leves e médias podem ser transformadas em advertência por escrito
Curso de reciclagem oferecida pelo Detran pode isentar o condutor do pagamento da multa
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 21, a Portaria 491/10 que regulamenta a conversão das infrações de natureza leve ou média em advertência por escrito.
Quem tiver interesse em participar da palestra, deve preencher o formulário de inscrição disponível no site do Detran e dirigir-se ao órgão no setor de Gerência de Multas, para realização da matrícula e acompanhamento dos demais atos referentes a transformação da penalidade.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Dia Mundial dos Museus
Quando trabalhei no Museu do Xapury – desde o seu surgimento, em agosto de 2005, até acabar o estágio, em dezembro de 2009 – aprendi a ver nos museus muito mais do que as pessoas costumeiramente pensam: mofo e velharias.
Muito mais do que imaginar um ambiente antiquado e sem vida passei a enxergar nesse espaço um lugar de história, cultura, uma verdadeira máquina do tempo que me possibilitava perceber o passado na sua mais tênue linha de beleza e contribuição para a contemporaneidade.
Através dos museus temos a garantia de poder ter momentos nostálgicos e, o que é melhor, reviver momentos que não chegamos a conhecer ou partilhar com os grandes nomes heróicos e objetos recém-inventados, revolucionários para a época.
É por meio dos museus que registramos na história a nossa imortalidade e disponibilizamos aos novos e futuros passageiros desse mundo rico em diversidade e cultura a herança de muitos povos.
O que é disponibilizado nos museus é representação de riquezas naturais e tesouros de posse mundial.
Como os museus tem como objetivo fundamental a primazia cultural as pessoas que trabalham nesses espaços buscam sempre a qualidade, eficiência e enriquecimento de bagagem histórico-cultural que possa ser ofertada a seus visitantes – não se esquecendo que o seu principal intuito é servir ao público, seu alvo constante e primordial.
Quando trabalhei no Museu do Xapury enriqueci muito culturalmente e sempre me considerei um privilegiado em garantir que pessoas – independente de cor, raça, sexo, credo, posição social – tivessem acesso à história de vida de um povo guerreiro da Princesinha do Acre.
Fazer parte desse mundo de registro, disponibilização e atendimento ao público é de engrandecimento imensurável – seja cultural, profissional, acadêmico, entre muitas outras contribuições para a vida.
Sendo assim, só me resta desejar a todos os profissionais da área museológica um feliz Dia! E tenham orgulho de fazer parte da história!
18 de maio – dia do museólogo e dia internacional de Museus.
Imagem: 'Quadro Revolução Acreana' - de Clementino Almeida, um pouco da história acreana.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Exposição ‘A Estética do Futebol’ no Museu do Xapury
A exposição itinerante faz parte do projeto ArteSESC, que tem o objetivo de realizar exposições itinerantes nos departamentos regionais do Serviço Social do Comércio e em instituições das comunidades, criando espaços e oportunidades que asseguram o acesso às mais significativas manifestações nessa área.
A exposição Estética do Futebol e Outras imagens oferece a oportunidade do público conhecer as obras criadas por um dos mais importantes artistas brasileiros da atualidade – que já expôs em diversas galerias do Brasil e do Mundo – mas ainda desconhecido por parte da população nacional.
A exposição feita em serigrafia e outras técnicas, dentro do tema atual “futebol-arte”, coincidindo com a Copa do Mundo, é inspirada nos grandes talentos da seleção de hoje e de ontem, individualiza as expressões dos jogadores, explora os movimentos e seu ritmo, controlando-os dentro do espaço restrito da tela, como eles controlam dentro do espaço restrito da pequena área – paixão nacional e do próprio artista.
Pode ser visitada de Terça-feira a sábado das 08h às 18h e domingo das 09h às 13h, onde o atendimento é feito pelas simpáticas guias do Museu do Xapury: Mariana Mathias e Mirla Rhanna, sob coordenação da gravidíssima Caticilene Rodrigues.
Na ilustração, uma das obras da exposição, onde Gerchman faz uma homenagem ao grande jogador Garrincha.
Sobre Rubens Gerchamn – de acordo com o programa da exposição que pode ser adquirido no próprio Museu do Xapury
Nascido no Rio de Janeiro em 1942 Gercham foi um artista plástico ligado a tendências vanguardistas como a pop art e influenciado pela arte concreta e neoconcreta. O artista usou ícones de futebol, TV e política em suas obras[.Entre 1957 e 1958, estudou desenho no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, em aulas noturnas. Nos oito anos seguintes trabalhou como programador visual em revistas e editoras do Rio. Em 1965, participa da Bienal de São Paulo e da Mostra Opinião-65, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Da mostra, que adota uma perspectiva estética da pop art americana e do novo realismo europeu, participaram, além de Gerchman, Hélio Oiticica, Vergara, Ivan Serpa, Flávio Império, Roberto Magalhães, entre outros.Foi premiado no Salão Nacional de Arte Moderna (1967) com uma viagem aos Estados Unidos, permanecendo em Nova York, entre 1968 e 1972, realizando várias exposições. Em 1981, participa da mostra Do Moderno ao Contemporâneo - Coleção Gilberto Chateubriand, no MAM do Rio de Janeiro, ao lado de Roberto Magalhães, Di Cavalcanti, Guignard, Tarsila do Amaral, Goeldi, Djanira, Antonio Bandeira, Lygia Clark, Amilcar de Castro, Milton Dacosta, Anna Bella Geiger e Frans Krajcberg.Em 1989, expôs em São Paulo a série Beijos. Durante a exposição, também lançou o livro Rubens Gerchman, sobre seus trinta anos de pintura. Desenvolveu uma intensa carreira, participando de inúmeros eventos no Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Japão e outros. Faleceu em 29 de janeiro de 2008, de um tipo raro de câncer, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
É Dia do Planeta Terra
Mais importante do que ocupar uma terra que não é nossa é proteger o planeta em que moramos. E como podemos fazer isso? bom, aí é você que tem que se perguntar e ao mesmo tempo, de acordo com sua realidade, responder.
Como Xapuri é conhecida como terra do ambientalista Chico Mendes, cidade verde e coisa e tal digo que não jogue lixo na rua, não derrube nossas árvores (principalmente seringueiras, nosso ouro negro), não queime além do que necessita para plantio, e mais um monte de coisas que vocÊ provavelmente já enjoou de ouvir.
Ah, não posso esquecer de citar que o Dia do Planeta é uma criação americana, de 1970, cujo pai é o Senador Norte-americano Gaylord Nelson e representou o primeiro protesto dos EUA contra a poluição - o que ganhou, evidentemente, o apoio de diversos outros países.
Nota-se que são 40 anos da história desse dia e muito pouco se tem feito para mudar a cara da "Terrinha querida", que está sendo constantemente destruída, aos poucos, por uma porção enorme de humanos suicidas.
Concluindo: que seja um bom Dia pra você (reflexivo, de preferência)!
Foto: Divulgação
Madonna é transformada em boneca
Pois é. Esse é um desafio alcançado com êxito pelo artista plástico Marcus Baby - que já é conhecido por fazer isso com vários outros artistas.
Para conseguir deixar a boneca "no ponto", com os jeitos e trejeitos de Madonna, Marcus levou seis meses de intenso trabalho.
Trabalho pronto e lá está Madonna com o figurino do hit "Vogue" (sucesso nos anos 1990).
Vale ressaltar que não é a primeira boneca que o artista faz da diva pop - com essa são, pasmem, vinte.
As fotos são divulgação do blog do artista Marcus Baby.
terça-feira, 20 de abril de 2010
Origem do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
Texto publicado no endereço: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm
Foto de Sérgio Vale/Secom
domingo, 18 de abril de 2010
Trupe do Banzeiro apresenta em Xapuri
Após diversas complicações com a Fundação Municipal de Cultura de Xapuri para conseguir algo básico (um volante para divulgação), foi apresentado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Anthero Soares Bezerra, às 16:30h o espetáculo “Mistério no Reino de Catiripimpim”, da Trupe do Banzeiro.
A peça, que é uma comédia voltada ao público infanto-juvenil, mas também considerada livre para todas as idades, com três temporadas apresentadas em Rio Branco, aborda temas como solidariedade, amizade e empatia, em que um reino, dominado por um soberano mesquinho e tirano, priva seu povo de diversão e comida, por preocupar-se apenas consigo mesmo. E em meio a este cenário, o relógio da cidade, com a ajuda do príncipe, faz o rei a perceber a importância de ouvir as necessidades do povo.
Assistido por grande público em Rio Branco, o “Mistério no Reino de Catiripimpim” pretende atingir o público do interior do estado, disseminando assim o teatro e a cultura para as crianças e jovens dos municípios do estado, que possuem acesso restrito a este tipo de arte.
A Cia. Trupe do Banzeiro pretender estabelecer o intercâmbio com os grupos dos municípios para trocas de experiências e vivências teatrais. Também tem o intuito de disseminar a cultura e as artes, facilitando o acesso às produções culturais produzidas pela humanidade, mantendo assim a arte teatral viva.
O espetáculo faz parte do Reino Itinerante aprovado na Lei de Incentivo à Cultura no edital de 2009 e vai ser apresentado ainda em Sena Madureira, Brasiléia e Epitaciolândia.
Confira a ficha técnica do espetáculo:
Direção e Adaptação: Marcos Areal
Elenco: Gleiciane Nunes – Ministro
Lucka Leme – Príncipe
Marcos Areal - Bobo da Corte
Drika Lopes – Relógio
Mauricélio – Cozinheiro
Sandréia Souza – Rainha
Diego Rebouças – Rei
Cenário: Paulo Félix
Figurino: Gorete Areal
Maquiagem: Trupe
Coreografia: Aj Silva
Sonoplastia: Elton Silva
Adereços:Trupe
sábado, 17 de abril de 2010
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança:
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve) as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.
E afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto,
Que não se muda já como soía.
O soneto é de Luiz Vaz de Camões e a foto estava salva no meu pc há tanto tempo - e já vi postada em diversos lugares - que não sei quem é o fotógrafo.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Feliz Dia Internacional do Beijo
A origem do Dia do Beijo
A palavra beijo vem do latim, basium, e o ato de beijar possui relatos de sua existência desde 2.500 anos a.C., em desenhos nas paredes de templos na Índia. Na Antiguidade, gregos e romanos utilizavam muito o beijo como significado de reconhecimento entre as classes sociais. Você sabia que existem 484 formas de beijar? É o que afirma Pedro Paulo Carneiro, autor do "Dossiê do Beijo", editado pela Catedral das Letras. Para beijar, o ser humano movimenta 29 músculos (12 dos lábios e 17 da língua). Um beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes. Ah! Os beijoqueiros sofrem menos de doenças do aparelho circulatório, do estômago e da vesícula. Diminuem também os casos de insônia e de dores de cabeça. Entendes, agora, o motivo de alguns de seus problemas?
Dia 13 de abril também é o Dia do Hino Nacional Brasileiro, o dia do Office-boy e o dia do Jovem. O site Best Kiss reúne imagens (algumas enviadas pelos leitores) de cenas de beijos, entre elas a de Chad Wright (foto).
Texto publicado originalmente no blog http://blogs.abril.com.br/divadomasini
A foto é de Chad Wright.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Amigo Járede: Parabéns!
Ser amigo não é uma terefa fácil. Encontrar amigos, verdadeiros amigos, é coisa rara nos dias de hoje.
Eu, como todo brasileiro, abençoado por Deus, morando num pedacinho de mundo, tive a incrível e gostosa missão de conquistar amigos maravilhosos que muito vieram a contribuir em minha vida.
Como me disse uma vez uma amiga que agora subiu à posição de estrela no céu: "o segredo para uma boa amizade é colocar seus amigos do lado esquerdo do peito e deixá-los fazerem parte de todos os momentos de sua vida..."
De fato, ela tinha razão.
Assim, um amigo especial merece minha homenagem aqui. Seu nome? Alder Járede, que acabou de fazer aniversário (dia 24/03), 17 anos de um vida bem vivida. Não só amigo é colega de trabalho no Grupo Poronga, Arte na Ruína e Fuxico de Contadores de Histórias de Xapuri - além de um ótimo músico e cantor.
Como todo amigo pobre - estou me referindo a eu mesmo (sou e estou pobre ultimamente!) - não tenho um presente caro para oferecer. Mas tenho a minha singela amizade e esse espaço.
Amigo Járede, parabéns por mais um ano de vida e pelos quase 60 kg emagrecidos.
Fica aqui a homenagem do amigo Clenes.
Diário de uma dieta
Achei um texto muito engraçado sobre dieta e, em homenagem ao meu amigo Járede, resolvi postar aqui no blog.
Querido Diário,
Hoje começo a fazer dieta. Preciso perder
a fazer um diário, onde devo colocar minha alimentação e falar sobre
o meu estado de espírito. Sinto-me de volta à adolescência, mas estou
muito empolgada com tudo.
Por mais que dieta seja dolorosa, quando conseguir entrar naquele
vestidinho preto maravilhoso, vai ser tudo de bom.
Primeiro dia de dieta.
Um queijo branco. Um copo de diet shake. Meu humor esta maravilhoso.
Me sinto mais leve. Uma leve dor de cabeça talvez.
Segundo dia de dieta.
Uma saladinha básica. Algumas torradas e um copo de iogurte. Ainda
me sinto maravilhosa. A cabeça dói um pouquinho mais forte, mas nada
que uma aspirina não resolva.
Terceiro dia de dieta.
Acordei no meio da madrugada com um barulho esquisito. Achei que
fosse ladrão. Mas, depois de um tempo percebi que era o meu próprio
estomago. Roncando de dar medo. Tomei um litro de chá. Fiquei mijando o resto da noite.
Anotação: Nunca mais tomo chá de camomila.
Quarto dia de dieta.
Estou começando a odiar salada. Me sinto uma vaca mascando capim.
Estou meio irritada. Mas acho que e o tempo. Minha cabeça parece um
tambor.
A J. comeu uma torta alemã hoje no almoço. Mas eu resisti.
Anotação: Odeio a J. e sua "indestrutível" magreza!
Quinto dia de dieta.
Juro por Deus que se ver mais um pedaço de queijo branco na minha
frente, eu vomito! No almoço, a salada parecia rir da minha cara.
Gritei com o office-boy hoje! E com a J.
Preciso me acalmar e voltar a me concentrar.
Comprei uma revista com a Gisele Bündchen na capa. Minha meta.
Não posso perder o foco!
Sexto dia de dieta.
Estou um caco. Não dormi nada essa noite.
E o pouco que consegui sonhei com um pudim de leite.
Acho que mataria hoje por um pedaço de brigadeiro...
Sétimo dia de dieta.
Fui ao medico. Emagreci
Ta de sacanagem!
A semana toda comendo mato. Só faltando mugir e
perdi só
Mulher demora mais emagrecer, ainda mais na minha idade.
O F.D.P. me chamou de gorda e velha!
Anotação: Procurar outro medico.
Oitavo dia de dieta.
Fui acordada hoje por um frango assado. Juro!
Ele estava na beirada da cama, dançando "can-can".
Anotação: O pessoal do escritório ficou me olhando esquisito hoje,
J. Diz que e porque estou parecendo o "Jack" do Iluminado.
Nono dia de dieta.
Não fui trabalhar hoje. O frango assado voltou a me acordar, dançando
"dança-do-ventre" dessa vez.
Passei o dia no sofá vendo TV. Acho que existe um complô. Todos os
canais passavam receitas culinárias. Ensinaram a fazer Torta de morangos, salpicão e sanduíche de rocambole.
Anotação: Comprar outro controle remoto, num acesso de fúria, joguei o
meu pela janela.
Décimo dia de dieta.
Eu odeio a Gisele Bündchen.
Décimo primeiro dia de dieta.
Chutei o cachorro da vizinha. Gritei com o porteiro. O office-boy não
entra mais na minha sala e as secretarias encostam na parede quando eu passo.
Décimo segundo dia de dieta.
Sopa.
Anotação: Nunca mais jogo pôquer com o frango assado. Ele rouba.
Décimo terceiro dia de dieta.
A balança não se moveu. Ela não se moveu! Não perdi um misero grama!
Comecei a gargalhar. Assustado o medico sugeriu um psicólogo. Acho que chegou a falar
Anotação: Não volto mais ao medico, o frango acha que ele e um
charlatão.
Décimo quarto dia de dieta.
O frango me apresentou uns amigos. A picanha e super gente boa, e a
torta, embora meio enfezada, e um doce.
Décimo quinto dia de dieta.
Matei a Gisele Bündchen! Cortei ela em pedacinhos e todas as fotos de
modelos magérrimas que tinha
Anotação
Décimo sexto dia.
Não estou mais de dieta. Aborrecida com o frango, comi-o junto com o
pão. E arrematei com a torta. Ela realmente era um doce.
Décimo sétimo dia.
A paz voltou ao escritório, o office-boy criou coragem e voltou a entrar
na minha sala. A balança? Doei para o "Exercito da Salvação"
_________________
Nada é orgânico...
É tudo programado!
Texto disponível em: http://www.fisiculturismo.com.br/forum2/viewtopic.php?p=279014&sid=1c25ce08f36e7fedb501e8e15b6b6fee
Foto: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_152/1180641855P6Uel5.jpg